Fundada há três anos na vila de Caraíva, localizada em Porto Seguro, a Raiz Praia Beachwear vem recebendo destaque por ser a primeira marca de moda praia brasileira a realizar sua produção de forma regenerativa e circular, utilizando materiais descartados.
A “vontade de combater o impacto ambiental da produção em massa” sempre foi manifestada, de acordo com Líria Uchoa, embaixadora da marca. No começo, a empresa mesclava tecidos sustentáveis com materiais reciclados, mas agora utiliza o upcycling – prática que transforma resíduos e materiais descartados em novos produtos, mantendo a qualidade do mesmo – em linhas próprias ou destinadas para doação.
Todo o material não utilizado em peças como biquínis e sungas são transformados em acessórios, como prendedores capilares – conhecidos também como “xuxinha de cabelo” – e outros itens, quando não são doados para cooperativas de reciclagem têxtil. Tal método de produção, valorizando a sustentabilidade, consolida o pioneirismo da Raiz Praia no segmento.
“Desde a escolha dos materiais, passando pelos processos artesanais de corte e confecção, até o reaproveitamento total dos resíduos, nossa marca prova que é possível fazer moda de forma sustentável e acessível, sempre com responsabilidade e respeito ao planeta”, completa Líria Uchoa.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify