Instagram. Foto: Reprodução.

O Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP, em São Paulo, desenvolve desde 2014, o estudo Mídias Sociais 360°, que avalia as movimentações do público, marcas e influenciadores nas principais redes.

Os perfis monitorados são divididos em oito categorias: marcas, comunidades (relacionada a nichos temáticos, como geek, diversidade etc.), influenciadores, esporte, mídia, entretenimento, sociedade (abrange assuntos políticos) e locais (páginas de estabelecimentos comerciais).

O número de seguidores em páginas do Facebook apresentou queda, em todos os segmentos avaliados, na comparação com o trimestre anterior. As categorias mais afetadas foram as de Comunidades e Entretenimento com menos 0,28% e 0,26%, respectivamente.

Já no Instagram, as marcas registraram um crescimento no número de fãs maior que o dos influenciadores. Entre janeiro e março, as marcas avançaram 2,33% contra 1,71% dos influenciadores. Em contrapartida, o nível de engajamento conquistado pelos influenciadores na plataforma ainda é notadamente maior que o das marcas.

Instagram. Foto: Reprodução.
Instagram. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.