Margareth Menezes
Margareth Menezes. Foto: Tomaz Silva.

De 24 a 27 de janeiro, Salvador recebe o Rede Capoeira, que na sua 5ª edição traz como proposta debater publicamente um novo olhar para a capoeira no Brasil. Uma das suas pautas gira em torno da implementação na Bahia da Lei dos Mestres, e entre as presenças já confirmadas estão: a ministra da Cultura Margareth Menezes, o historiador Antônio Liberac e o cientista e também capoeirista Sidarta Ribeiro.

Margareth participa da abertura oficial, no dia 24, no Centro Cultural da Barroquinha, às 17h, quando acontecerá uma homenagem a 14 mestres de capoeira brasileiros octogenários, os mais antigos em exercício da profissão, que pela primeira vez se reúnem em umevento para receber uma premiação digna do seu legado.

Um pouco antes, às 16h, acontece o painel de abertura “Heróis Populares – Os Mestres”, com o idealizador do evento Mestre Sabiá, Mestre Nenel, o cientista e capoeirista Sidarta Ribeiro e o poeta e pesquisador da cultura afro-baiana James Martins. O encontro vai abordar o ciclo extremamente duro e preconceituoso enfrentado pelos grandes e antigos mestres de capoeira brasileiros e a urgência em inaugurar um novo olhar sobre esses heróis populares.

Mestre Sombra
Mestre Sombra. Foto: Bruna Laja.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter, FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.