Margareth Menezes. Foto: Rafa Neddermeyer

Nesta quinta-feira (29), a capital baiana vai receber abertura da 6ª Conferência Regional da Diáspora Africana, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento se estende até este sábado (31) e vai reunir intelectuais, pesquisadores, ativistas e políticos do Brasil, países africanos e de países da América que receberam população africana desde o período da colonização.

Durante a abertura da conferência, estarão presentes a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o professor Dr. Gnaka Lagoke, a professora Dra. Helena Theodoro, a advogada e doutora Thula Pires, a ativista e política Dra. Barryl Biekman, além do ativista Yolian Ogbu.

Na ocasião, serrão abordadas questões como memória, restituição, reparação e a causa pan-africana. O encontro também tem como objetivo fortalecer os laços entre os países do continente africano e suas diásporas, pavimentando o caminho para um futuro de solidariedade e cooperação.

Sendo assim, uma oportunidade para aprofundar o diálogo sobre temas essenciais para a construção de sociedades mais justas e equitativas. A ª Conferência Regional da Diáspora Africana é promovida pelo Governo Federal, a União Africana, o governo de Togo e pela UFBA. O evento conta com apoio da Secretaria de Promoção da Igualde Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (SEPROMI).

Anielle Franco. Foto: Matheus Alves/MIR

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify