Margareth Menezes. Foto: Diogo Andrade

No sábado de Carnaval, dia 1º de março, o circuito Barra-Ondina vai receber o “Trio da Cultura” – capitaneado pela cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes – fazendo um chamado a todas as formas de manifestação e expressão artística. Imprimindo ainda mais diversidade à musicalidade do desfile, a anfitriã trará duas convidadas especiais: a paraense Fafá de Belém, que celebra seus 50 anos de carreira, e a cantora angolana Pongo, artista da nova geração da World Music, considerada a rainha do Kuduro.

“Fafá de Belém é uma artista incrível, que admiro muito, e que tem uma relação profunda com a Bahia e com o próprio Carnaval de Salvador, e que com certeza vai trazer uma energia muito forte para esse desfile. Já Pongo é uma cantora angolana dessa nova geração da música negra que tem um trabalho belíssimo. Sempre gostei dessa troca com novas gerações, especialmente com artistas de África”, conta Margareth.

Além de música, o projeto dá lugar também à celebração de diversas outras expressões culturais baianas e brasileiras, trazendo artistas de múltiplas vertentes ao cordão, como dança, teatro, circo e grupos tradicionais, em uma pulsante corrente festiva. O trio também vai celebrar os 40 anos do Axé Music, com toda a programação especial.

“Um movimento que veio do povo baiano, das ruas, do verão, como uma forma de comportamento e de expressão de linguagem que, na música, traz os cruzamentos das claves trazidas de África, que espontaneamente se misturaram com as células da cultura pop e as levadas de guitarra, do samba e do próprio reggae também. Um movimento potente artisticamente e que precisa ser celebrado”, declara Margareth Menezes.

Margareth Menezes no “Trio da Cultura”. Foto: Amanda Tropicana

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify