Em solenidade marcada para o dia 15 de novembro, Maria Bethânia irá receber o título de doutora honoris causa da Universidade Federal do Ceará (UFC). A artista baiana será homenageada “por seu papel na valorização dos mundos femininos, do cancioneiro popular e da indissociabilidade e simetria entre as linguagens artísticas”.
A resolução do Conselho Universitário (Consuni) da instituição também justifica a honraria sendo um “reconhecimento à consistência, vitalidade e dinâmica de uma artista pioneira, que expressa uma travessia sonora, performática e de experiências sociais que também contam a história do Brasil, por sua contribuição à vida cultural e política do país, em décadas de trabalhos ininterruptos cantando as subjetividades de um país complexo, diverso em etnias, biomas, paisagens, saberes e territórios”.
Proposta pelo reitor da UFC, Custódio Luís Silva de Almeida, a homenagem para Maria Bethânia acontecerá durante evento na instituição localizada na capital cearense. A data escolhida será próxima a um dos shows da turnê da cantora com Caetano Veloso na cidade, que acontecerá no dia 16 de novembro.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify