Maria Marighella. Foto: Tomaz Silva

Nesta quarta-feira (22), a ativista cultural, atriz e professora, Maria Marighella, presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vai participar do painel “Heróis Populares” no VI Rede Capoeira, realizado no Doca 1, em Salvador. A iniciativa visa atuar pela preservação da cultura popular afro-brasileira, através de oficinas, rodas de conversa e homenagens.

Durante a conversa, Marighella vai discutir a importância de reconhecer em vida o valor e o legado de heróis populares da cultura afro-brasileira. Tais ícones, têm contribuição fundamental para a defesa de linguagens como a capoeira, o frevo, o maculelê, o repente e o samba no Brasil e no mundo. Ao lado de Marighela, estarão Mestre Sabiá, idealizador do evento, e Sebastião Soares, diretor de Promoção das Culturas Populares do Ministério da Cultura (MINC), com mediação do poeta e pesquisador, James Martins.

A programação do evento ainda traz a homenagem e entrega do Troféu Sankofa, que vai reconhecer como heróis e heroínas populares os emblemáticos capoeiristas octogenários: Mestre Nô, Mestre Virgílio da Fazenda Grande, Mestre Baiano, Mestre Fernando e Mestre Boa Gente; a aclamada sambadeira Dona Santinha e o Mestre Walmir Lima; o músico Mateus Aleluia; a passista de frevo mais antiga do país, Zenaide Bezerra; e o repentista nordestino Mestre Bule-Bule.

Doca 1. Foto: Reprodução/SECOM PMS

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify