A vereadora de Salvador Maria Marighella tomou posse, na noite desta quinta-feira (2), na presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte), na cerimônia “As Artes Tomam Posse!“, no Rio de Janeiro. O evento trouxe uma promessa de reconstrução das políticas culturais e artísticas do país e a nova presidente prometeu uma relação mais direta da Funarte com o povo.
“A nossa tarefa coletiva, que será feita por muitas mãos, tem um grande desafio logo de saída: retomar a Funarte às vésperas de seus 50 anos, restaurar por dentro e por fora dela o respeito aos servidores e servidoras, aos trabalhadores das artes e ao povo brasileiro. Frente aos ataques do último período, à censura e à perseguição, além de políticas para as artes brasileiras, faremos a defesa do processo de memória, verdade, justiça e reparação. Nós refundaremos o país com a força da cultura e das artes brasileiras”, disse a baiana, que é a primeira mulher nordestina na presidência da instituição.
Neta do escritor e guerrilheiro Carlos Marighella, fundador da Ação Libertadora Nacional e assassinado pela ditadura militar, Maria já foi coordenadora de teatro da Funarte e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
Além da presidente, a cerimônia apresentou os novos nomes da Diretoria Colegiada da Funarte. O órgão do Ministério da Cultura tem o objetivo de desenvolver políticas públicas para fomentar as artes visuais, musicais, corporais, teatrais e circenses. Estiveram presentes no evento a ministra Margareth Menezes e a primeira-dama Janja Lula da Silva.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.