Carlos Emanuel Melo e Elano Passos. Foto: Divulgação

Os últimos 25 anos de história do Martagão Gesteira serão contados em um livro escrito pelo gestor e cirurgião pediátrico Carlos Emanuel Melo e ilustrado pelo artista plástico baiano, Elano Passos. A obra também abordará como a instituição de saúde, mesmo com todos os desafios, se tornou referência em saúde infantojuvenil e um patrimônio dos baianos. Narrado a partir da experiência do cirurgião pediátrico, o livro entrelaça a trajetória institucional do Martagão com episódios marcantes da vida do autor.

“Ilustrar já é um momento mágico e quando se realiza um projeto com um nível de importância tão grande como é a relação de Dr. Carlos e o Martagão Gesteira, transforma-se ainda mais grandioso. A partir da primeira conversa, percebi que eu não poderia ficar fora desse livro. A história pessoal entrelaçada com momentos profissionais é tão visceral que nem me fez pensar duas vezes em mergulhar nessa emoção. Fico feliz por levar meus traços para mais uma publicação e mais ainda por fazer parte de um livro que representa a entrega de uma instituição aos serviços indispensáveis para uma sociedade carente”, conta Elano.

Para Carlos Emanuel, a chegada de Elano ao projeto vai além de uma afinidade estética ou simbólica, mas sim de quase uma convocação. O artista assume a missão de traduzir em imagem o amor, a dedicação e a superação que atravessam o texto e os longos anos de trabalho. “Nada disso aconteceu por mágica. Foi fruto de muito trabalho, esforço coletivo, gente que não desistiu. Eu vi isso acontecer, de perto. E é por isso que decidi contar essa história. É extraordinária e, assim como milhares de baianos, Elano faz parte dessa história”, destaca o pediatra.

Carlos Emanuel Melo e Elano Passos. Foto: Divulgação
Carlos Emanuel Melo e Elano Passos. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify