A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira (22), uma resolução que determina a volta do uso obrigatório de máscaras em aeroportos e voos a partir desta sexta-feira (25). A exigência havia sido derrubada há três meses, após ficar em vigor de 2020 a agosto de 2022.
Nesta segunda-feira (21), a agência realizou uma reunião com especialistas no tema para subsidiar a avaliação do cenário epidemiológico e debater acerca dos dados disponíveis. Os participantes da discussão ressaltaram que o momento de crescimento de casos de covid-19 demanda um retorno de medidas não farmacológicas de proteção, como o uso de máscaras.
“O uso de máscaras em ambientes de maior risco, pelas suas características de confinamento, circulação e aglomeração de pessoas, representa um ato de cidadania e de proteção à coletividade e objetiva mitigar o risco de transmissão e de contágio da doença”, declarou o diretor Alex Campos, que propôs a medida.
Na oportunidade, participaram representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Fundação Oswaldo Cruz e Associação Brasileira de Saúde Coletiva, além dos epidemiologistas Carla Domingues e Wanderson Oliveira.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.