A massoterapeuta e terapeuta holística Fabrícia Nogueira, que há 12 anos coordena todos os SPAs das unidades do Fasano, indica reservar um tempo para criar uma rotina de autocuidado, que pode contribuir muito para a autoestima e a saúde mental nesse momento de quarentena.
“Além de ser uma forma de aplacar a ansiedade, a massagem é muito eficaz contra dores musculares e melhora a respiração”, explica Fabrícia.
Uma técnica sugerida por Fabrícia é a automassagem nutritiva, que auxilia não só os músculos, mas a pele e o sistema imunológico, através da drenagem linfática do corpo. Outras técnicas podem ser conferidas abaixo.
Rosto: “Massageie o rosto com a ponta dos dedos em movimentos circulares. Comece pela testa e desça pela mandíbula, maçã do rosto, região próxima aos olhos e queixo. Faça movimentos leves de segurar e puxar a pele, descolando-a do músculo em todo o rosto. Toque levemente com as pontas dos dedos em toda face para aumentar a circulação.”
Cabeça: “Com os dedos fixos na cabeça, faça movimentos circulares para relaxar o couro cabeludo e nuca. Segure mechas grossas de cabelo, puxe levemente e gire sua mão para movimentar e relaxar.”
Pescoço: “Com uma das mãos, faça movimentos leves de amassar e puxar o pescoço. Vire o pescoço para o lado e, com a mão oposta e a ponta dos dedos, mobilize a pele e músculo liberando os pontos de tensão. Faça do outro lado também.”
Braços e ombros: “Com a mão direita, realize a automassagem no lado esquerdo e vice-versa. Apoie uma das mãos sob o cotovelo para servir de apoio e auxiliar na realização das manobras. Faça o movimento de amassamento profundo na pele de todo o braço, soltando levemente o músculo. Com o punho fechado, dê leves batidas em toda região de ombros e braços para aliviar a tensão.”
Costas: Para massagear as costas sozinho, Fabrícia ensina um truque: “Pegue duas bolinhas, que podem ser de massagem ou de tênis, e posicione uma de cada lado das costas, com a mesma distância da base da coluna. De pé, encoste em uma parede e vá pressionando as bolinhas de encontro às costas, fazendo movimentos circulares”.