Chega a Salvador a 6ª edição do Rede Capoeira, entre os dias 22 e 25 de janeiro. Na nova edição, o músico Mateus Aleluia e o cordelista e repentista Mestre Bule-Bule serão os nomes homenageados durante o evento. A IV Rede Capoeira acontecerá no Doca 1, no Comércio, com entrada gratuita e programação diversa, composta de palestras, oficinas, shows, rodas de capoeira e samba, entre outras atividades.
O evento, realizado pelo Projeto Mandinga com patrocínio do Instituto Cultural, busca homenagear as lendas vivas das manifestações artísticas oriundas da diáspora africana de séculos passados. Em janeiro de 2025, dez nomes receberão os títulos de heróis e heroínas populares, são eles: Mestre Nô, Mestre Virgílio da Fazenda Grande, Mestre Baiano, Mestre Fernando e Mestre Boa Gente; a sambadeira Dona Santinha e o Mestre Walmir Lima, integrante da “primeira geração” do samba de Salvador; Mateus Aleluia, grande símbolo de resistência e sabedoria; a passista de frevo mais antiga do país, Zenaide Bezerra; e o Mestre Bule-Bule.
“O Rede Capoeira traz uma grande reflexão sobre a importância de homenagear e agradecer nossos heróis populares em vida. Nesta edição, decidimos contemplar outras manifestações de matrizes africanas que dialogam com a capoeira e merecem respeito pela enorme contribuição que deram e continuam dando, tanto no Brasil quanto no mundo”, comenta Mestre Sabiá, idealizador e coordenador do evento.
Além da entrega do Troféu Sankofa, convidados especiais irão comparecer para compartilhar suas experiências e conhecimento, enriquecendo os quatro dias de evento. São alguns deles: Mestre João Grande, Mestre Nenel, Mestre Maurão, Mestre Paulinho Sabiá, Mestre Negoativo, Mestre Jogo de Dentro, Mestre Adó, Mestra Nani de João Pequeno e Mestra Preguiça.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify