Mateus Aleluia. Foto: Tadeu Mascarenhas.
Mateus Aleluia. Foto: Tadeu Mascarenhas.

O músico e pesquisador Mateus Aleluia apresentará, em Salvador, a mostra inédita “Benin do Lado de Cá”, de 6 de setembro a 5 de dezembro, na Casa do Benin, localizada no Pelourinho. O trabalho é fruto de uma expedição etno-poética-musical realizada pelo artista em 2022. A obra ganhou ainda uma versão digital, que poderá ser visitada por pessoas de qualquer lugar. Todo o conteúdo estará disponível no Museu Virtual, através do link

Na exposição, o público poderá conferir diversas linguagens artísticas, como música, fotografia e audiovisual, relacionadas com procedimentos etnográficos, trazendo uma contribuição significativa para o entendimento dos contornos identitários do povo brasileiro a partir das culturas advindas da diáspora africana.

“Advogamos o princípio que toda cultura vem do culto. Os africanos que atravessaram o Atlântico em direção ao Brasil criaram aqui um pan-africanismo de culto que se transformou em um pan-africanismo de cultura, que por sua vez passou a conviver com as culturas das várias etnias indígenas, donas da terra”, afirma o artista.

Na véspera da abertura da mostra, no dia 5 de setembro, às 18h30, ocorrerá um bate-papo na Casa do Benin com Mateus Aleluia, a curadora e diretora artística, Tenille Bezerra, e o pesquisador Hippolyte Brice Sogbossi, professor da Universidade Federal de Sergipe. Os três estiveram juntos durante toda a expedição que resultou no material apresentado na exposição.

Floresta Sagrada Ouidah. Foto: Tadeu Mascarenhas.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.