Mateus Aleluia e Margareth Menezes. Foto: Ascom MinC

Na última quarta-feira (9), o cantor, compositor e pesquisador Mateus Aleluia recebeu a Grã-Cruz, maior nível de honraria da Ordem do Mérito Cultural, por sua contribuição para a cultura brasileira. A entrega aconteceu durante encontrou com a cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes, em Brasília. A honraria é destinada a personalidades e instituições por suas contribuições à cultura brasileira. O músico, natural de Cachoeira, na Bahia, é um grande nome na pesquisa da ancestralidade musical pan-africana do Brasil. Entre outras realizações, foi um dos fundadores do grupo musical Os Tincoãs.

Durante o encontro, ele também apresentou o programa Baía Profunda, do qual é o idealizador e coordenador-geral. A iniciativa de cooperação artística, científica e cultural internacional tem o objetivo de permitir o conhecimento dos aspectos das culturas europeia, africanas e indígenas que contribuíram para o modo de vida do povo brasileiro. “Essa condecoração representa a Baía Profunda. Isso aqui nos ajuda a caminhar de uma forma cultural e artística”, destacou Mateus.

“Obrigado ministra. Obrigado a todos vocês, colaboradores da ministra. Obrigado a toda a nossa equipe, que nos ajuda a caminhar de uma forma cultural e artística. Agradeço a todos os meus antigos companheiros que já subiram, que já foram para outro plano de existência. Isso aqui também é um pouco para eles também, faz parte da história. Por mais que o Matheus Aleluia aqui esteja e não deixe de ser uma continuidade”, concluiu.

Margareth Menezes e Mateus Aleluia. Foto: Ascom MinC
Mateus Aleluia. Foto: Ascom MinC

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify