Através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Bahia recebeu recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com isso, o segmento da produção de fertilizantes receberá R$ 334 milhões. Na última quarta-feira (13), a ministra Luciana Santos assinou contrato com a empresa Fosnor, que opera em Angico dos Dias e Luís Eduardo Magalhães, municípios baianos. Também estava presente na cerimônia, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro.
O secretário ressaltou que este é um investimento estratégico para a Bahia e para o Brasil como um todo. “Com o aumento da oferta nacional, poderemos proporcionar preços mais estáveis, ampliar a oferta de tecnologia e aumentar a produtividade, beneficiando diretamente os produtores rurais e promovendo a segurança alimentar e o desenvolvimento da indústria nacional de fertilizantes”, declarou. Atualmente o país depende de importações dos fertilizantes. Portanto, o investimento irá impactar o setor agrícola. O crédito vai para o apoio do desenvolvimento e uma rota tecnológica a seco de concentração do minério fosfato de jazida, em Irecê-BA. Além dos derivados de cálcio e magnésio.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.