A média móvel de mortes diárias provocadas pela Covid-19 foi de 962, conforme levantamento da Fiocruz realizado na última segunda-feira (2). Em comparação com o que foi apontado há duas semanas, houve uma variação de -19,42%, o que representa desaceleração dos óbitos. É o terceiro dia em que este indicador fica abaixo de mil mortes por dia, após seis meses com índice superior a este patamar.
Na Bahia, a média móvel de mortes diárias por decorrência da Covid-19 foi de 35, em dados divulgados na última segunda (2). Esse indicador é igual ao que foi registrado em fevereiro desse ano e em junho do ano passado. Todavia, em ambos os momentos, o estado apresentava tendência de alta nos óbitos, seja no início da pandemia ou com o repique da segunda onda. Diferentemente do momento atual, em que os indicadores representam uma desaceleração.
Pesquisadores da Fiocruz apontam que o avanço da vacinação é o principal motivo para a redução nas mortes e internação por Covid-19. “A diferença entre a curva de novos casos e a curva de óbitos é mais um indício da nova fase da pandemia no Brasil, em que há intensa circulação do vírus, mas com menor impacto sobre as demandas de internação e sobre o número de mortes”, ressaltou a fundação.