Dra. Anelisa Coutinho. Foto: Divulgação.

No dia 1º de janeiro, a médica baiana, Dra. Anelisa Coutinho, assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). A médica é a terceira mulher a ocupar o cargo, em 43 anos, e é líder nacional do departamento de tumores gastrointestinais da Dasa Oncologia. Além disso, é membro da sociedade brasileira há 22 anos e já ocupou outros cargos na instituição, como presidente da regional Bahia e membro da diretoria nacional.

Anelisa fala um pouco da importância presidir a entidade, e o significado da instituição ter como representante uma mulher. “Assumir a presidência da SBOC é uma honra e responsabilidade. O sentimento é de consciência do desafio, junto à imensa vontade de contribuir com o avanço da especialidade no Brasil. Ser mais uma representante do sexo feminino só reforça a importância da equidade, do respeito ao indivíduo e da valorização pela capacidade de contribuição pessoal. O reconhecimento deve ser independente de tabus como gênero ou naturalidade”, afirma. A doutora vai utilizar os dados do Censo para iniciativas específicas, além estreitar a interação com associações médicas, sociedades de especialidades e órgãos do poder público. “Vamos aproveitar a representação regional, estruturar ações conjuntas com entidades internacionais e uma maior integração com as sociedades latino-americanas”, planeja a oncologista baiana.

A médica atua na AMO, pertencente à Dasa, é diretora fundadora do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG) e investigadora principal do Instituto Ética de pesquisa. Participa ainda como membro da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO), Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) e Sociedade Europeia de Tumores Neuroendócrinos (ENETS). Por fim, a diretoria da SBOC, em 2024, também é composta pelo Dr. Romualdo Barroso, líder nacional de câncer de mama da Dasa Oncologia. Assim como, pela Dra. Aknar Calabrich, líder nacional de câncer de pulmão da Dasa Oncologia, como integrante do conselho fiscal.

Clínica AMO, no Rio Vermelho. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.