Na tarde desta segunda-feira (29), o mar de Teahupo’o, no Taiti, recebeu a fase oitavas-de-final do surfe masculino e foi onde Gabriel Medina conseguiu uma nota 9.90, atingindo a maior nota individual da modalidade da história das Olimpíadas. Na ocasião, o brasileiro venceu o japonês Kanoa Igarashi e avançou para as quartas de final dos Jogos.
O confronto desta bateria foi uma reedição do duelo ocorrido nas Olimpíadas de Tóquio, onde Medina foi o derrotado da ocasião. No reencontro desta segunda-feira, o brasileiro acertou uma onda quase perfeita e atingiu o 9,90, logo no começo da prova. Em seguida, outra manobra foi realizada, marcando a nota de 7.50. Com o somatório de 17.40, ante 7.04 do japonês, Gabriel venceu Kanoa Igarashi.
Na sessão seguinte, João Chianca venceu o marroquino Ramzi Boukhiam, em uma disputa bem mais acirrada. A bateria foi decidida no último minuto, quando o brasileiro conseguiu uma nota 8.80 para somar aos seus 9.30 conquistados anteriormente. No total, João anotou o somatório de 18.10 contra os 17.80 do surfista africano.
Na próxima fase do surfe masculino dos Jogos, haverá um confronto brasileiro entre Gabriel Medina, na tarde desta terça-feira (30), quando a dupla se enfrenta na disputa por uma vaga para as semifinais. Filipe Toledo também disputou as oitavas de final, mas acabou eliminado para o japonês Reo Inaba.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify