ESG. Foto: Reprodução.

A procura por profissionais capacitados com foco em ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa) está em ascensão no mercado de trabalho. No entanto, de acordo com Guia Salarial 2023 da Robert Half, estima-se que 55% das empresas no Brasil tem escassez de especialistas nesse setor e sofre com a ausência de talentos.

Segundo o levantamento, um gerente de ESG pode ter um salário de até R$ 22 mil em empresas do setor de engenharia. Já em empresas do mercado financeiro, este profissional pode ganhar até R$ 35 mil. O engenheiro ambiental e professor da UNIFACS, Victor Vieira, explica que ESG tem como objetivo avaliar o nível de compromisso empresarial através de critérios ambientais, sociais e parâmetros de excelência na governança corporativa.

Por exemplo, o engenheiro ambiental pode atuar no desenvolvimento de soluções para impactos negativos associados à operação e cadeia produtiva. “Esse é, atualmente, um dos profissionais mais qualificados para atuar neste mercado, tendo em vista sua formação multidisciplinar, sobretudo no que se refere à gestão integrada e à atuação com os meios socioeconômico e ambiental”, destaca Victor Vieira.

ESG. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.