O número de consumidores que utilizam o cartão de crédito aumentou um percentual de 30,9% entre os anos de 2019 e 2022 no país. Os dados foram divulgados pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (29). Em junho do ano passado, 84,7 milhões de usuários lidavam com saldo devedor relacionado a essa modalidade de pagamento, enquanto no mesmo mês de 2019, eram 64,7 milhões.
O levantamento realizado pelo BC faz parte de um dos boxes do Relatório de Economia Bancária, que será publicado na íntegra no dia 6 de junho. O saldo devedor representa o valor da compra, com ou sem parcelas, que ainda não foi pago pelo cliente, podendo sofrer incidência de juros.
Segundo a instituição financeira, hoje se verifica uma tendência de uso de modalidades mais onerosas do cartão de crédito à medida que aumentam os vínculos, que são o número de instituições emissoras de cartão a qual o consumidor está associado e possui algum saldo devedor.
“Quanto mais vínculos, maiores são o limite e o saldo médio da dívida. Isso sinaliza, de acordo com o estudo, que os usuários que estão utilizando cartões de mais de uma instituição aumentam sua capacidade de gastos com o aumento dos limites adicionais, elevando, em média, o saldo devedor consolidado”, disse o BC.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify