
O mercado financeiro brasileiro teve um dia de alívio nesta segunda-feira (27), refletindo o otimismo após o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. O dólar recuou para o menor nível em quase três semanas, enquanto a bolsa de valores bateu novo recorde histórico.
O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou o dia aos 147.969 pontos, com alta de 0,55%. Após um mês de perdas, o indicador acumula agora avanço de 0,5% em outubro, impulsionado pela melhora no cenário internacional e pelos dados econômicos internos.
No câmbio, o dólar comercial fechou vendido a R$ 5,37, queda de 0,42%. Durante o dia, a moeda chegou a R$ 5,36, menor cotação desde 8 de outubro. Apesar de ainda acumular alta de 0,88% no mês, o dólar registra queda de 13,11% em 2025.
A trégua no mercado veio de fatores externos e internos. A reunião entre Lula e Trump reduziu incertezas sobre a relação bilateral, enquanto o índice norte-americano S&P 500 também atingiu novo recorde. Além disso, o anúncio da reabertura das negociações entre Estados Unidos e China, feito no domingo (26), elevou os preços das commodities e beneficiou economias emergentes.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify