
As projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, registrou queda pela sétima semana consecutiva. A expectativa é que o ano feche com uma inflação de 5,17%. Os dados são do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (14). A estimativa para 2025 está acima do teto da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional, de 3%. Vale ressaltar, que há um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, sendo limite inferior de 1,5% e o superior de 4,5%.
Para os anos subsequentes, as expectativas se mantiveram estáveis, em 4,5% em 2026, e em 4% para 2027. Definida em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária, a Selic é o principal instrumento do BC para alcançar a meta de inflação. O esperado é que a taxa básica de juros se mantenha aos 15%, mas o Copom não descarta mais aumentos, em caso do aumento do IPCA.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify