Bandeira do Mercosul. Foto: Marcos Oliveira/ Ag. Senado.
Bandeira do Mercosul. Foto: Marcos Oliveira/ Ag. Senado.

O governo federal pretende fechar acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia, ainda este ano. A informação foi passada neste domingo (23) pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias. A organização intergovernamental tem como países-membros Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

De acordo com o secretário, o Brasil tem intenção de fechar o acordo ainda no primeiro semestre do ano. “A expectativa é de que o acordo feche este ano, o mais rápido possível. Se possível, fecharíamos neste semestre, como é o nosso desejo”, afirma Elias.

O governo brasileiro está em contato com as autoridades europeias para destravar exigências, relacionadas ao meio ambiente e legislação trabalhista, que precisam ser cumpridas por todos os países do Mercosul.

“Estamos muito perto, mas para isso é preciso pensar globalmente. Temos várias questões que precisam ser tratadas. Nenhuma delas é intransponível. Por isso, o presidente Lula tem dito que nós vamos fechar o acordo”, completou o secretário.

LULA. FOTO: CARLOS COSTA / AFP.
LULA. FOTO: CARLOS COSTA / AFP.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.