Calor no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução.

Com o início do inverno brasileiro no último dia 20 de junho, é esperado a queda nos termômetros e temperaturas mais amenas em várias regiões do país. No entanto, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de julho terá temperaturas acima da média em boa parte do território. Devido a massa de ar seco que costuma estacionar na região centro-norte e centro-oeste, o calor deve ficar acima dos 26°C na fronteira entre Pará, Mato Grosso e Tocantins. Paraná e Santa Catarina também ficarão acima da média.

Já em parte de Goiás e o interior de estados do Nordeste, as temperaturas devem ficar um pouco abaixo da média, entre 20°C e 22°C. Na última quinta-feira (27), alguns municípios do Interior da Bahia ficaram abaixo dos 14°C, como Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Piatã, Correntina e Vitória da Conquista.

Em relação as chuvas, o volume deve ficar acima da média na região Norte e em áreas pontuais do leste do Nordeste, Sudeste e Sul. Por sua vez, o Centro-Oeste, Sudeste, sul do Norte, oeste do Sul e a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), devem ter chuvas abaixo da média e ficarem mais secas.

Baixas temperaturas em Salvador. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  Facebook, InstagramLinkedIn e Spotify