O setor de hotelaria de Salvador obteve uma ocupação de 54,34% e diária média de R$ 561,39, em maio deste ano. Apesar de ser um mês tradicional de baixa estação, a taxa de ocupação se manteve próxima dos 54% de abril e ficou acima do registrado em maio de 2023 (51,82%). Com isso, o Revpar do setor soteropolitano, indicador que reflete a geração de receita por apartamento disponível, atingiu R$ 305,08. Os resultados positivos são reflexo da colaboração do setor de congressos e eventos, que movimentou as hospedagens no quinto mês do ano.
Fruto da dinâmica trazida pelo setor de eventos, a ocupação nos dias de semana ficou acima da observada nos finais de semana, apontando 55,51% contra 51%, respectivamente. Além disso, os feriados de maio deram sua contribuição para suavizar os efeitos da tradicional queda na atividade observada no período. O Centro de Convenções de Salvador também foi um dos responsáveis pelas taxas, recebendo vários eventos.
Segundo Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia (ABIH-BA), a expectativa é que o mês de junho apresente um desempenho semelhante ao de maio, em decorrência dos eventos e congressos. “Já para o segundo semestre preparamos algumas atividades de promoção dos principais destinos turísticos do Estado, a exemplo da quarta edição do Show Tour, importante feira de turismo que ocorrerá entre 22 e 24 de agosto deste ano, em Porto Seguro-BA, com a participação de centenas de agentes de viagens de todo o país, hoteleiros de toda a Bahia, além da presença das principais operadoras turísticas do Brasil”, declara.
O gestor também revelou que em outubro vai acontecer um evento de capacitação sobre a Bahia a ocorrer nos principais polos emissores de turistas para nosso estado, o Hiper Blitz. “A previsão é de que mais de 3 mil agentes de viagem sejam capacitados para vender os destinos da Bahia”, explicou Spagnol. Por fim, os dados são fruto da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), uma realização da ABIH, e do Portal Cesta Competitiva.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify