A capital baiana é a primeira cidade do país a utilizar prontuário médico com assinatura eletrônica, através da plataforma de dados federal Gov.br. O método foi implantado no começo do mês de abril pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e está em funcionamento nas 160 unidades de saúde geridas pela Prefeitura de Salvador.
A medida foi introduzida pela SMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Governo Federal. O objetivo visa facilitar o trabalho de profissionais de saúde, apresentando agilidade nos processos e segurança para os pacientes, além da redução considerável do uso de papel.
“Ganha com isso a população, pois os profissionais de saúde não terão mais a necessidade de imprimir o documento, carimbar e assinar, além de trazer agilidade e qualidade nos atendimentos, permitindo o acesso prático ao histórico do paciente, podendo oferecer um tratamento mais assertivo de forma personalizada”, salientou Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Saúde da capital baiana.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify