Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba. Foto: Divulgação

A partir do dia 26 de maio, a Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) chega à sua 6ª edição, transformando telas em trincheiras de afeto, resistência e ancestralidade. Com o tema “Dendê e Luz!”, a programação reúne exibições de filmes, encontros, painéis e masterclasses com grandes nomes do cinema nacional e internacional. A edição acontecerá até o dia 08 de junho e contará com sessões online gratuitas na plataforma UBUPLAY e encerramento presencial no tradicional Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador, um território simbólico de cultura e memória negra na Bahia.

A mostra é um espaço de formação e troca, promovendo debates e encontros com realizadores negros, além de estar se consolidado como uma das principais vitrines do cinemas negros no Brasil. Ao reunir filmes de diversas regiões, o evento acaba conectando Salvador com outros territórios da diáspora, como São Paulo, Guiné-Bissau e Cuba. A iniciativa tem compromisso com a democratização do acesso ao audiovisual negro e com a valorização de narrativas afrodiaspóricas.

“Colocar um festival como a MIMB na rua, ano após ano, é muito mais do que realizar um evento, é um ato contínuo de resistência narrativa. A 6ª edição reafirma nosso compromisso com a formação de público, com a ocupação dos espaços e com a valorização de um cinema negro que pulsa vida, memória, denúncia e encantamento. Cada sessão, cada encontro, é uma provocação para que enxerguemos o mundo por outras lentes e escutemos as histórias que historicamente tentaram silenciar”, conta Daiane Rosário, diretora executiva do projeto.

Câmera fotográfica. Foto: Unsplash.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify