Fátima Mendonça. Foto: Feijão Almeida

Na manhã desta sexta-feira (1º), a Sala Principal foi o local da assinatura da ordem de serviço, realizada por Jerônimo Rodrigues, para o início da reforma do Teatro Castro Alves. Na ocasião, Fátima Mendonça expressou grande felicidade acerca da reforma do local. Grande entusiasta da cultura baiana, a ex-primeira-dama do estado foi quem confirmou a notícia de aprovação do novo projeto de reforma do TCA, em março de 2023.

“Subo nesse palco, minha alma vibra, porque estou muito feliz mesmo por tudo que eu vi aqui, do que eu tenho acompanhado, que nosso sonho vai continuar a ser realizado. Era um sonho que a gente tinha, do primeiro governo de Jaques [Wagner], desde 2007”, disse Fátima. Momentos antes de seu pronunciamento, seu marido, Jaques Wagner, pediu uma procura de investidores para reformar e modernizar o TCA e solicitou este movimento para o atual governador do estado.

“Quando a gente fez o primeiro projeto, nós [Jaques Wagner e Fátima Mendonça] fizemos um jantar em Ondina e chamamos uma porção de empresários, apresentei o projeto [de reforma do TCA] e perguntei […] quem poderia contribuir aqui. Não pra contribuir com trocado, nem pra contribuir com a Lei Rouanet. É pra tirar do bolso”, confessou o ex-governador, que lamentou a não realização da Sala Sinfônica na atual reforma do teatro. Em seguida, o senador pediu um movimento similar para Jerônimo, acreditando em um possível êxito nessa busca de potenciais investidores e relatou encontrar uma “aridez” dos empresários na época.

O Diário Oficial publicado no dia 24 de fevereiro informou um orçamento de R$148,7 milhões para a reforma da Sala Principal do TCA e arredores, além de ajustes técnicos do local. A licitação foi vencida pela RK Engenharia e Consultoria e a designação formal das obras para a empresa ocorreu no evento desta sexta-feira (1º) no Teatro Castro Alves. A previsão para a conclusão da operação está prevista para o ano de 2026.

Geraldo Junior, Jerônimo Rodrigues e Jaques Wagner. Foto: Feijão Almeida

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter, FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.