Karine Mascarenhas e Tâmara Brandão.
Karine Mascarenhas e Tâmara Brandão. Foto: Divulgação.

Em homenagem a cidade de Brejões, no centro sul baiano, foi lançado na última sexta-feira (25) o minidocumentário “Feitos de Café: a história do café na cidade de Brejões”, em evento que reuniu a comunidade e autoridades locais na véspera do centenário da cidade . Idealizado pela jornalista Karine Mascarenhas e pela publicitária Tâmara Brandão, o filme revela a importância da Fazenda Agribahia, que entre as décadas de 80 e 90 se destacou como a maior produtora de café da América Latina.

Para contar a história da Agribahia e de outras fazendas que também foram grandes vetores no cultivo do café, o minidocumentário reuniu mais de vinte entrevistados que vivenciaram a época que tornou a região reconhecida mundialmente pelo seu café. As idealizadoras do filme aproveitam para destacar que o café em Brejões ainda resiste. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Bahia é um dos poucos estados do Brasil que possui uma produção significativa das duas principais espécies conhecidas no mundo — a arábica e a conilon.

Os presentes no lançamento evidenciaram a importância de contar a história que dá origem ao nome Brejões Terra do Café. “Muito importante contar essa história, ninguém nunca havia feito algo parecido, estão de parabéns”, disse João Santos, que esteve presente no lançamento e já trabalhou em diversas colheitas das fazendas locais. Com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Paulo Gustavo e Casa do Brejo Centro de Cultura e Cidadania de Brejões, o minidocumentário já está disponível no canal do Youtube “Feitos de Café”.

Lançamento do minidocumentário Feitos de Café
Lançamento do minidocumentário “Feitos de Café”. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify