Zé Gotinha e Marcelo Queiroga. Foto: Reprodução.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, na tarde da última terça-feira (27), que a pasta pretende imunizar toda a população adulta do Brasil, acima de 18 anos, com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até o início de setembro. O ministro disse ainda que só após cumprir esse primeiro objetivo será analisada a redução do intervalo entre as doses do imunizante. Além disso, Queiroga anunciou que os adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no grupo da vacinação, após a conclusão da meta traçada de imunizar a população adulta.

O governador do estado de São Paulo, João Dória, em entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira (28), disse que concluirá a imunização dos adultos do estado até o dia 16 de agosto. Além disso, o gestor informou que a partir do dia 18 de agosto iniciará a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos; em um primeiro momento, serão imunizados os jovens portadores de alguma comorbidade.

Já o prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse, na última terça (27), que espera vacinar toda a população adulta da capital baiana até agosto. O gestor ressaltou, no entanto, que para isso seria fundamental o envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde. Tendo em vista o cenário apresentado por Marcelo Queiroga, espera-se que as entregas sejam cumpridas.