123 milhas
123milhas. Foto: Luis Lima Jr/Folhapress.

Na última quinta-feira (1º), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Civil cumpriram 17 mandados de busca e apreensão contra grupo econômico do qual a empresa 123milhas faz parte. A “Operação Mapa de Milhas”, aconteceu em endereços de Belo Horizonte, apreendendo documentos, mídias e computadores, para os investigadores analisarem. Além da hipótese para a prática de estelionatário, o processo também vai verificar a prática de lavagem de dinheiro.

“Nós verificamos movimentações imobiliárias em nome de terceiros, não formalmente ligados ao grupo, mas que têm algum vínculo com pessoas do grupo 123milhas. Também identificamos movimentações financeiras, com valores suspeitos, para destinatários que não possuem perfil para movimentar aquela quantia em dinheiro. Isso aconteceu em momentos muito próximos do pedido de recuperação judicial e também da declaração de suspensão do programa promo123”, disse Rodrigo Storino, promotor de Justiça.

O MPMG também ajuizou ações civis públicas para a tutela coletiva dos consumidores lesados. Sendo deferidos pedidos de bloqueio judicial de bens e valores das empresas e sócios que integram o grupo econômico. Em agosto de 2023, a 123milhas suspendeu a emissão de passagens para embarque previsto entre setembro e dezembro deste ano, nos bilhetes da Linha Promo. Por fim, também na quinta-feira, a empresa emitiu uma nota, se colocando à disposição das autoridades. Confira o comunicado:

“O Grupo 123milhas sempre se colocou à disposição das autoridades e forneceu documentos sobre suas operações. A empresa disponibilizou toda a sua documentação bancária, fiscal e contábil, assim como a de seus sócios, à Comissão Parlamentar de Inquérito das Pirâmides Financeiras e à juíza responsável pela recuperação judicial do grupo. Os gestores da 123milhas estão, no momento, dedicados ao processo de recuperação judicial para quitar todos os débitos com os credores. O Grupo 123milhas reafirma seus preceitos de responsabilidade e transparência com clientes, credores e autoridades e aguarda mais informações do Ministério Público para prestar os esclarecimentos necessários”.

123milhas. Foto: Juca Varella/Agência Brasil.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.