No último domingo (28), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, celebrou os 20 de lançamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), assinado no dia 27 de abril de 2004, por meio do Decreto 5.055, durante o primeiro mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Em suas redes sociais, ela mencionou medidas do atual governo e reforçou meta de universalizar o serviço até 2026. Vale ressaltar, que a garantia do acesso para 100% da população foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“No ano passado, retomamos os investimentos após anos de abandono. Aumentamos o custeio, congelado havia 10 anos, em 30%”, declarou Nísia. Além disso, ela afirmou que com os novos investimentos para este ano, serão entregues 537 ambulâncias e 14 novas centrais, passando de 90% de cobertura.
Os planos para a Samu estão dentro do aporte de R$ 31,5 bilhões até 2026, que também está destinado a novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), maternidades, policlínicas, centros de atenção psicossocial (Caps) e unidades odontológicas.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.