A Assembleia Legislativa da Bahia vai conceder o Título de Cidadão Baiano ao ministro Sílvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), nesta sexta-feira (20), em Salvador. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL). “As contribuições teóricas, bem como a militância no movimento negro, são valiosas para um sstado como a Bahia, com 23% de sua população se autodeclarando preta e 58% se afirmando parda, conformando mais de 80% da população como negra”, disse o político.
“Sílvio de Almeida é uma referência de credibilidade para as novas gerações nessa era dos influenciadores digitais. A força das suas ideias, aliadas à capacidade ímpar de se comunicar com os diversos públicos em diferentes públicos em diferentes plataformas. Ele conseguiu conectar, de modo magistral e didático, os fundamentos do seu conceito de racismo estrutural com questões atualíssimas, como a pandemia causada pelo coronavírus, e outras já conhecidas, como o genocídio e o hiperencarceramento negro no Brasil”, completou Hilton.
Sílvio é formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É mestre em Direito Político e Econômico também pela Mackenzie, e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Almeida ainda é diretor-presidente do Instituto Luiz Gama, professor da Mackenzie, da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de Duke.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.