A Basílica Santuário Senhor do Bonfim. Foto: Betto Jr.

Um dos principais símbolos e palcos de fé de Salvador, a Basílica Santuário Senhor do Bonfim recebeu, na manhã desta segunda-feira (29), uma missa de ação de graças pelos 472 anos de fundação da capital baiana. A solenidade foi presidida pelo padre Edson Menezes, reitor do templo, e contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice-Ana Paula Matos. 

Por conta das medidas de isolamento social contra a Covid-19, o ato não foi aberto ao público, mas pôde ser acompanhado virtualmente através de transmissão realizada pelo Web TV e redes sociais do santuário. A missa foi marcada por momentos de louvor, comunhão e preces. 

Além de trazer uma palavra de conforto e reflexão, o padre Edson também rezou ao Senhor do Bonfim pedindo pela contenção da Covid-19 e bênção a todos os trabalhadores da saúde e soteropolitanos em geral. O pároco lembrou que normalmente, em um dia como o de hoje, Salvador estaria em polvorosa, recebendo atividades festivas, culturais e religiosas.  

“A pandemia tem nos ensinado a ver a vida de outras maneiras. Então, como nós temos levado a vida? Quais os sentimentos que cultivamos no coração? Quais propósitos fazemos? Qual a qualidade da nossa relação com o outro, com Deus? Cultivamos preconceitos, praticamos intolerâncias, guardamos rancor, raiva no nosso coração? O que estamos aprendendo de tudo que está acontecendo?”, disse o padre. 

O Padre Edson Menezes. Foto: Betto Jr.