Durante a missão oficial ao Benin, liderada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, integrantes da comitiva cumpriram uma agenda de visitas a locais sagrados e culturais do país africano. Os cinco dias de viagem reforçaram a relação histórica e cultural entre os dois países e contribuíram para a instalação do Comitê de Implementação dos Acordos Culturais, uma iniciativa que visa ampliar a cooperação nas artes, audiovisual e no patrimônio cultural.
Entre os locais visitados pelos integrantes da missão estão o Museu Panthéon Noir et Africain (Panteão Negro e Africano) e a Grande Mesquita, localizados em Porto-Novo, considerada a cidade mais brasileira do Benin. A instalação do Comitê de Implementação dos Acordos Culturais ocorreu durante o Festival das Culturas Ancestrais, nas cidades de Cotonou e Uidá. “Expandir essa relação [entre os dois países] e fortalecê-la ainda mais. Para nós, é uma grande honra representar o presidente Lula e o governo brasileiro nesse primeiro movimento de fortalecimento das relações entre Benin e o Brasil”, destacou a ministra Margareth Menezes.
“É com grande alegria que trabalhamos com essa delegação projetos do futuro, de reconexão, projetos em comum, patrimônio, artes e cultura e, sobretudo, programas que vão permitir, a partir de agora, que nossos irmãos não fiquem mais separados. Gostaria, evidentemente, de saudar e felicitar a liderança do presidente Lula e do presidente Patrice Talon. [Graças a eles], conseguimos realizar esse encontro”, disse o ministro da Cultura do Benin, Jean-Michel Abimbola.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify