Espaço "Monã". Foto: Tarso Figueira.
Espaço “Monã”. Foto: Tarso Figueira.

Um dos espaços em evidência na CASACOR Bahia 2023 é a bilheteria, intitulada Monã, que significa “espaço sagrado”. Assinado pela arquiteta Camila Maia, e com mobiliário da Breton Salvador, localizada no Caminho das Árvores, o ambiente tem uma proposta clean, e valoriza o efeito cimento queimado, o que proporciona aconchego ao público que visita a mostra. Para garantir conforto ambiental e térmico, o espaço recebeu ainda um jardim de inverno, proporcionando vivacidade ao ambiente. Em conversa com o Anota Bahia, a profissional discorreu sobre como surgiu a ideia para o seu novo projeto, insights sobre a seleção de mobiliário e tendências arquitetônicas.

Para esse projeto, Camila utilizou mármore branco translúcido, lona tensionada e peças como a poltrona Filó e as arandelas Fall Angel, que conferem um toque de sofisticação ao recinto. Nas palavras dela, o espaço “representa um ‘housing’, onde a luz indireta das pedras e teto com a lona tensionada, dão uma leveza e minimalismo ao local”, detalha. No que diz respeito ao mobiliário, os destaques do ambiente vão para a poltrona Filó, projetada pelo estúdio Arquitetura Nacional, com seus gomos, e o tecido buclê, que fica evidente na frente da pedra de mármore especial iluminado.

Além disso, a Banqueta Josina, é outro artigo que vai captar o olhar dos visitantes, situada atrás do balcão iluminado. Enquanto profissional da área, Maia compartilhou conosco o seu olhar a respeito do catálogo de peças da Breton. De acordo com ela, a marca “trabalha com um DNA de brasilidade e personalidade, oferecendo um mobiliário que enobrece e valoriza qualquer espaço”, afirma. Quanto às principais tendências para este ano, Camila aposta na chamada arquitetura biofílica, que é quando os profissionais criam ambientes que se aproximam mais da natureza. “Em outras palavras, é preciso aprofundar ainda mais a natureza na construção de projetos arquitetônicos. Por isso, estilos como o Urban Jungle e Boho continuam sendo tendências de arquitetura em 2023. Uma arquitetura mais orgânica, buscando conforto e leveza”, disse.

Espaço "Monã". Foto: Tarso Figueira.
Espaço “Monã”. Foto: Tarso Figueira.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.