Gustavo Noronha e Oda Thaylor. Foto: Kevin Oux.

Com a estreia da São Paulo Fashion Week nesta terça-feira (16), modelos como a baiana Oda Thaylor farão sua estreia na passarela. Com 22 anos e natural de Cairu, ela foi revelada pelo The Look Of The Year em 2020, seleção de modelos da JOY Model.

Recentemente, Oda estrelou a filmagem da apresentação virtual da ÁLG, pilotada por Alexandre Herchovitch. Ela também está escalada para a apresentação de Rocio Canvas. Em paralelo à carreira na moda, a modelo cursa licenciatura em Desenho e Plástica, na Universidade Federal da Bahia.

“Sou travesti, preta, já morei numa casa de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ em Salvador, chamada Casa Aurora. Identidade de gênero, sexualidade, empoderamento racial e questões sociais me atravessam, marcam a composição de minha história. Tudo isso reverbera na pessoa que eu sou. Também tenho a intenção de quebrar esse tabu que existe com a palavra ‘travesti’, é importante desmitificar as questões que a palavra travesti traz, retirar desse lugar de marginalização, como se fosse algo pejorativo. É uma palavra que nomeia uma identidade – e é única”, afirma.

Oda. Foto: Rafaela Araújo.