Maria Gabriela Lacerda como Nossa Senhora Aparecida, no Miss Universo. Foto: Ber Sardi

A jornalista e modelo piauiense Maria Gabriela Lacerda foi a representante do Brasil no Miss Universo, nesta quarta-feira (19). Para o desfile nas etapas preliminares do maior concurso de beleza do mundo, ela resolveu fazer reverência aos símbolos que passam de gerações em gerações, prestando homenagem à Nossa Senhora Aparecida. O figurino, assinado pelo fashion designer Mario Cezar, faz uma representação visual da padroeira do país, enquanto enaltece a força das mulheres brasileiras e a cultura do país. O 74º Miss Universo acontece nesta sexta-feira (21), em Bangkok, na Tailândia.

“Neste palco, eu não visto apenas um traje: eu visto a história, a fé e a identidade de um povo. Cada detalhe deste traje típico homenageia Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, cuja luz atravessa gerações e simboliza resistência, esperança e proteção. Carrego comigo a força das mulheres brasileiras, a devoção que molda nossa cultura e o orgulho de representar um país que aprende, se renova e continua acreditando — mesmo diante dos maiores desafios”, afirmou Lacerda.

A última ganhadora brasileira do Miss Universo foi a baiana Martha Vasconcellos, natural de Salvador, na edição de 1968. A vencedora se formou posteriormente em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e depois foi morar nos Estados Unidos, onde se tornou mestre em Saúde Mental e Aconselhamento, pela Universidade de Cambridge.

Sua história foi contada pelo jornalista Roberto Macêdo no livro ‘Martha Vasconcellos a Rainha da Beleza Universal’, publicado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em 2014. Agora, Maria Gabriela Lacerda tem chance de trazer o título de volta para o Brasil.

Maria Gabriela Lacerda como Nossa Senhora Aparecida, no Miss Universo. Foto: Ber Sardi
Maria Gabriela Lacerda como Nossa Senhora Aparecida, no Miss Universo. Foto: Ber Sardi

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify