No último domingo (25), o Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, Monte Tabor, promoveu um evento para celebrar os 50 anos de serviços à saúde e educação na Bahia, Convento Santa Clara do Desterro, na capital baiana. Estavam presentes no evento a presidente da instituição, Laura Ziller, e o diretor executivo, Dioney Mascarenhas, assim como figuras públicas e personalidades como o Cardeal Arcebispo Dom Sérgio da Rocha, o vice-governador Geraldo Júnior, o secretário de saúde Alexandre Reis, Roberto Sá Menezes, presidente do GACC, e o jornalista e apresentador Zé Eduardo.
O encontro foi movido pelo mote “Ide, Ensinai e Curai” que incentiva a entidade a manter o lema e continuar investindo em novas ações, serviços e projetos. Fundada em 1974, pelo professor e sacerdote italiano D. Luigi Maria Verzé, a instituição atua nas áreas da saúde, educação e assistência social, desenvolvendo programas que visam promover o desenvolvimento humano e social.
Em 2021, com a missão de prestar atendimento 100% gratuito em diversas especialidades de saúde, a instituição inaugurou o “Luigi Verzé – Ambulatório Social”, localizado no bairro de Pau da Lima, na capital baiana, e já contabiliza mais de 15 mil atendimentos.
O Monte Tabor também congrega unidades como o Benjamim – Centro de Tratamento de Úlceras e Doenças Venosas (CTDV), e o Ludovica – Centro de Educação Profissional. Ambas oferecem cursos profissionalizantes gratuitos à população em vulnerabilidade social. Além disso, as obras assistenciais da instituição promovem a “Missão Barra”, que leva assistência à saúde para oito comunidades que fazem parte do município de Barra, a 680 km da capital.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify