Laura Ziller, presidente do Monte Tabor. Foto: Divulgação

No início do mês de agosto, o Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, Monte Tabor, completou cinco décadas de existência, se tornando uma das maiores instituições de prestação de serviços de saúde e educação da Bahia. No dia 06 de agosto de 1974, o professor e sacerdote italiano D. Luigi Maria Verzé fundou a associação, que desde o início mantém a missão “Ide, Ensinai e Curai”. Para manter o lema e continuar promovendo serviços de saúde e educação, a instituição – hoje presidida por Laura Ziller -investe em novas ações, serviços e projetos.

Em 1980 foi inaugurado o Laboratório de Patologia Clínica e Toxicologia. Em 1985, além do Ambulatório, foi inaugurada a Igreja São Rafael, como atividade eclesial e social. Após isso vem o Hospital São Rafael (HSR), em 1990. Alguns anos depois o Monte Tabor construiu a Igreja São Judas Tadeu e também a Creche Amor ao Próximo, que fica no bairro de Nova Esperança, em Salvador. Em 2021, com a missão de prestar atendimento 100% gratuito em diversas especialidades de saúde, a instituição inaugurou o “Luigi Verzé – Ambulatório Social”, localizado no bairro de Pau da Lima, na capital baiana, e já contabiliza mais de 15 mil atendimentos.

O Monte Tabor também congrega unidades como o Benjamim – Centro de Tratamento de Úlceras e Doenças Venosas (CTDV), e o Ludovica – Centro de Educação Profissional. Ambas oferecem cursos profissionalizantes gratuitos à população em vulnerabilidade social. Além disso, as obras assistenciais da instituição promovem a “Missão Barra”, que leva assistência à saúde para oito comunidades que fazem parte do município de Barra, a 680 km da capital.

D. Luigi Maria Verzè e Frei Benjamim, no município de Barra. Foto: Divulgação
Alunos em sala de aula no Ludovica – Centro de Educação Profissional. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify