Segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, a convivência próxima à natureza traz diversos benefícios para a saúde. Com nome que faz alusão à expressão francesa “meu verde”, o Monvert, localizado no Horto Florestal, é exemplo de uma relação harmoniosa entre homem e meio-ambiente. O projeto visionário é pioneiro na implantação de recursos tecnológicos que melhoram a eficiência energética e promovem a sustentabilidade e a qualidade de vida para moradores e visitantes.
Para Daniel Sampaio, superintendente da OR na Bahia, empreendimentos como o Monvert representam o futuro da moradia e as novas tendências comportamentais, ao combinar tecnologia avançada com práticas sustentáveis. O residencial conquistou recentemente o Prêmio ADEMI como Empreendimento Imobiliário do Ano e o Americas Property Awards de Melhor Empreendimento Residencial Sustentável do Brasil 2023 e 2024.
Flávio Moura, arquiteto responsável pelos espaços comuns e as áreas de convivência das duas torres (Auvérnia e Borgonha) do residencial, desenvolveu seu projeto com foco na união entre natureza e tecnologia. O empreendimento preservou cerca de 2.600m² de área verde no seu terreno, denominado “Espaço Zen”. “O Monvert representou uma virada de chave para os lançamentos, pois tudo foi concebido para seguir essa tendência de humanização e harmonia com a natureza, utilizando materiais de qualidade e atestados ecologicamente e envolvendo também uma rede de fornecedores alinhada com os valores que estavam sendo colocados em prática”, explica o arquiteto.
O residencial tem se destacado pelo uso de novas tecnologias tanto no período de obras quanto em durabilidade do empreendimento, além de utilizar os recursos tecnológicos mais modernos, como reconhecimento facial, circuito fechado de TV, fechaduras biométricas, placas solares, iluminação em LED controlada de forma automatizada, carregador para carros elétricos, entre outros. Além desses aspectos de inovação, o Monvert está alinhado aos princípios de sustentabilidade, ao fazer uso de madeiras ecologicamente reconhecidas vindas de área de replantio e utilizar o reuso de águas cinzas e pluviais.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify