O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, publicou uma decisão na madrugada desta segunda-feira (9) que afasta o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, do cargo por 90 dias. No texto, o ministro citou o descaso e a omissão do governador e do então secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, exonerado neste domingo (8), no ataque às sedes dos Três Poderes.
“[Ibaneis Rocha] não só deu declarações públicas defendendo uma falsa ‘livre manifestação política em Brasília’ – mesmo sabedor, por todas as redes, que ataques às instituições e seus membros seriam realizados – como também ignorou todos os apelos das autoridades para a realização de um plano de segurança semelhante ao realizado nos últimos dois anos, em 7 de setembro em especial, com a proibição de ingresso na Esplanada dos Ministérios pelos criminosos terroristas; tendo liberado o amplo acesso”, afirmou Moraes.
Moraes determinou ainda a desocupação total, que já está em curso pela Polícia Militar, dos acampamentos bolsonaristas em frente ao Quartel do Exército, em Brasília, em até 24 horas. Os que insistirem, alerta o ministro, poderão ser presos em flagrante e enquadrados em pelo menos sete crimes diferentes. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a intervenção na área de segurança pública do governo do Distrito Federal até o dia 31 de janeiro. Até o momento, cerca de 200 pessoas já foram presas.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.