Na noite desta quarta-feira (24), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, se adiantou e afirmou que Lula (PT) já decidiu nomear Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares para as duas vagas abertas de ministros na Corte Eleitoral. A lista enviada ao presidente também tinha os nomes de duas mulheres: Daniela Lima Borges e Edilene Lobo.
Agora, Marques e Tavares vão substituir, respectivamente, Sérgio Banhos e Carlos Horbach, que estavam na Corte na vaga destinada aos juristas. Ao fazer o anúncio, Moraes agradeceu pela agilidade do gestor. “Em nome da Justiça Eleitoral eu quero agradecer ao presidente da República pela celeridade nessa nomeação para que nós possamos continuar a prestação de serviços normais na Justiça Eleitoral”, disse.
Em comunicado, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República confirmou a informação e disse que a oficialização será publicada no “Diário Oficial da União” de amanhã (25). O processo ocorreu horas depois de o Supremo elaborar a lista com sugestões de nomes a serem enviados ao presidente Lula.
O Tribunal Superior Eleitoral conta com três ministros vindos do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois da chamada classe dos juristas — advogados indicados pelo chefe do Poder Executivo.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify