Mostra ‘Antônios’. Foto: Reinaldo Giarola

Entre os dias 5 de junho e 3 de agosto, o ME Ateliê da Fotografia, no Santo Antônio Além do Carmo, vai receber a 11ª mostra ‘ANTÔNIOS’, que presta homenagem ao santo casamenteiro. Com o tema ‘Esperando na Janela’, cerca de 33 artistas fazem as reverências através da fotografia, pintura, mosaico, aquarela, escultura e outras linguagens visuais. Destes, 10 artistas plásticos receberam uma janela em madeira, em referência a tradição de colocar a imagem do santo na janela, em momentos de procissão. Essas janelas serviram como base inicial da obra, promovendo um despertar de identidade e criatividade em homenagem à Antônio.

“Queremos que a arte transborde pelas paredes do ateliê e dialogue com o bairro, seus moradores e a vizinhança. Santo Antônio é parte da paisagem e da memória afetiva de todos nós, e essa edição celebra isso com ainda mais intensidade. Esse é um convite à contemplação, mas também à participação. Mais do que uma exposição, ‘ANTÔNIOS’ é um movimento de pertencimento, de resgate e de celebração da identidade cultural do lugar onde escolhemos viver, nossa amada Salvador”, conta o curador da exposição, Mário Edson.

Além da contemplação artística, o projeto se compromete com a vivência comunitária no bairro do Santo Antônio. Entre as próximas ações programadas por Mario Edson, está a oficina de ‘Guirlandas Juninas’ – evento previsto para o dia 14 de junho, propondo um diálogo entre tradição e criação coletiva. Ocupando diferentes espaços e extrapolando os muros do Ateliê, a programação inclui uma exposição aérea ao longo da Ladeira do Boqueirão, no Largo de Santo Antônio, com a presença de 24 artistas cariocas integrantes do grupo ‘Tabuleta’, sob curadoria da artista plástica Bianca Branco.

Mostra ‘Antônios’. Foto: Pablo Araújo

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify