“Brasil Futuro”. Foto: Divulgação.

Nesta sexta-feira (14), às 15h, desembarca em Salvador, a exposição “Brasil Futuro: As formas da democracia”. A mostra, que conta com curadoria da historiadora, antropóloga e escritora Lilia Schwarcz, será instalada no Centro Cultural Solar Ferrão, localizado no Pelourinho, um dos museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

A Bahia vai receber a maior versão da exposição, com cerca de 300 obras que vão ocupar os três andares do centro cultural. “Brasil Futuro” é subdividida em três núcleos: Retomar Símbolos; Descolonizar; e Somos Nós, na intenção de representar grupos invisibilizados ao longo da história. Os trabalhos apontam para os avanços nos diálogos de inclusão e traduzem um país diverso e de grande identidade cultural.

A mostra destaca a produção contemporânea de artistas negros e negras, de mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e artistas indígenas. O espaço reunirá obras de mais de 200 artistas visuais brasileiros de diferentes gerações, raças, gêneros e regiões do país estarão reunidas, formando um conjunto que representa os desafios da nossa democracia.

“Brasil Futuro” foi inaugurada no dia 1º de janeiro, em Brasília, na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e agora chega à Bahia integrando as comemorações do Bicentenário da Independência da Bahia.

“Brasil Futuro”. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.