“Orimar” de Adriano Machado.
“Orimar” de Adriano Machado. Foto: Divulgação.

A galeria RV Cultura e Arte, localizada em Salvador, anunciou o lançamento da exposição coletiva Figura insólita, que acontece nesta quarta-feira (26), às 19h. A curadoria é assinada por Uriel Bezerra, que reúne mais de 20 artistas e 40 obras produzidas em momentos diversos dos últimos setenta anos em torno de um interesse em comum: a figuração.

Além de serem baianos ou produzirem na Bahia, o grupo de artistas reunido pela curadoria investiga como as formas figurativas podem especular sobre a vida, olhando para além da realidade objetiva. Veteranos como Juarez Paraíso e Calasans Neto aparecem pela primeira vez na galeria ao lado de velhos conhecidos como Pedro Marighella e Igor Souza, além de novos nomes, a exemplo de Washington da Selva e Aline Brune

“É interessante olhar para esse conjunto e perceber a persistência desses artistas tão diversos em trabalhar com a figuração, mas sempre testando seus limites para além de um retrato da realidade objetiva. Todos trabalham com imagens que diariamente acessamos através dos sonhos, da fantasia, das nossas predições sobre o futuro, ou mesmo da própria experiência no mundo, contudo, para recriá-la”, conta Uriel Bezerra.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 01 de julho, presencialmente, de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados das 10h às 14h e de forma online, através do site da galeria.

Obra de Carlos Bastos. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify