Maria Quitéria. Foto: Reprodução.

A partir desta quinta-feira (12), estará aberta na capital baiana, a exposição “Mulheres que Mudaram 200 Anos”. Instalada na CAIXA Cultural Salvador, a mostra histórico-biográfica apresenta a trajetória de mulheres que tiveram participação relevante durante o processo de independência do Brasil e nos anos de sustentação do movimento.

Com produção assinada pela historiadora Mary Del Priore e curadoria de Marina Bortoluzzi, a exposição é construída por uma equipe integralmente feminina e conta com a participação de artistas visuais mulheres e obras de arte selecionadas por um olhar interseccional e transversal.

Existências como as de Maria Leopoldina, Maria Felipa, Maria Quitéria e Nísia Floresta demonstram que, embora as mulheres tenham sido figuras decisivas para o desenvolvimento do Brasil como nação, ainda não recebem o devido reconhecimento.

O projeto ocorre simultaneamente em todas as unidades da CAIXA Cultural, mas, em cada uma delas, assume uma identidade própria, por meio de diferentes visões sobre as personagens. Em Salvador, a mostra traz obras de artistas como Isabela Seifarth, Emanuela Boccia, Jess Vieira, Heloísa Marques, Moara Tupinambá, Salissa Rosa e Mônica Ventura, entre outras.

Mulheres que Mudaram 200 Anos. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.