No último final de semana, grupos de membros do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam três fazendas no interior da Bahia, nas cidades de Jaguaquara, no sudoeste, Juazeiro, no norte do estado, e Guaratinga, no extremo sul. O movimento alega que mais de 500 famílias estão em áreas consideradas improdutivas. A Polícia Militar informou à imprensa que está acompanhando a situação.
De acordo com o MST, as áreas ocupadas das respectivas localidades não possuem produtividade e não têm famílias assentadas. Ainda segundo o movimento, essas ocupações fazem parte do processo de reforma agrária que acontece em todo o Brasil.
Em Jaguaquara, a ocupação da fazenda Jerusalém ocorreu na madrugada de domingo (23). Na segunda-feira (24), cerca de 200 famílias estavam no local. Também no domingo aconteceu a ocupação em Juazeiro, na comunidade do Salitre, na zona rural do município. Cerca de 200 famílias estão no local, que tem pouco mais de 4 mil hectares.
No sábado (22), o MST começou o processo de ocupação em Guaratinga, na área da fazenda da Mata Verde, na zona rural, onde 118 famílias se encontram. Os ocupantes alegam que a área é improdutiva.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify