MST. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
MST. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

No último final de semana, grupos de membros do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam três fazendas no interior da Bahia, nas cidades de Jaguaquara, no sudoeste, Juazeiro, no norte do estado, e Guaratinga, no extremo sul. O movimento alega que mais de 500 famílias estão em áreas consideradas improdutivas. A Polícia Militar informou à imprensa que está acompanhando a situação. 

De acordo com o MST, as áreas ocupadas das respectivas localidades não possuem produtividade e não têm famílias assentadas. Ainda segundo o movimento, essas ocupações fazem parte do processo de reforma agrária que acontece em todo o Brasil.

Em Jaguaquara, a ocupação da fazenda Jerusalém ocorreu na madrugada de domingo (23). Na segunda-feira (24), cerca de 200 famílias estavam no local. Também no domingo aconteceu a ocupação em Juazeiro, na comunidade do Salitre, na zona rural do município. Cerca de 200 famílias estão no local, que tem pouco mais de 4 mil hectares.

No sábado (22), o MST começou o processo de ocupação em Guaratinga, na área da fazenda da Mata Verde, na zona rural, onde 118 famílias se encontram. Os ocupantes alegam que a área é improdutiva.

MST. Foto: Reprodução.
MST. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify