Foi seu olhar apurado que a levou para o caminho da decoração. Atenta as tendências mundiais e delicada com o toque que faz a diferença, Mércia Cunha sempre acreditou que a casa das pessoas é uma extensão de quem elas são. E que esse espaço reflete o nosso estado de espírito, conta nossas histórias e registra as impressões de por onde passamos. Com essa filosofia, transformou seu tino em negócio ao abrir em Salvador a Casa & Tal, hoje com lojas no Shopping Cidade e no Shopping da Bahia, acreditando no conceito de que seu papel é descobrir as peças que fazem uma casa o melhor lugar do mundo. Nesta entrevista ao Anota Bahia, ela comenta sobre o processo e as percepções do protagonismo feminino nos negócios do estado, dentro e fora do seu segmento.
“Vejo o processo de desenvolvimento da mulher ativa no mercado da Bahia como uma trajetória de conquistas e avanços significativos ao longo dos anos. Nos últimos anos, tenho percebido uma maior valorização do papel da mulher em diversos setores, incluindo o mercado de trabalho, com mais oportunidades de liderança e empreendedorismo surgindo”, analisa ela. Quando instigada a falar sobre os desafios, ela pontua: “O principal desafio presente no universo feminino do mercado que precisa ser superado é a quebra de barreiras e estereótipos de gênero, garantindo igualdade de oportunidades, salários e reconhecimento profissional para as mulheres”.
Acostumada a ter uma intensa agenda de viagens na sua rotina, Mércia relata sobre a troca de experiências com outras mulheres do setor. “Durante minhas viagens pelo Brasil em busca de produtos para minha loja, tenho a oportunidade de trocar experiências enriquecedoras com outras mulheres do setor de decoração. Essa troca de vivências e conhecimentos me permite absorver novas ideias, tendências e técnicas, além de fortalecer nossa rede de apoio e colaboração”, diz. Ela também faz uma reflexão sobre o segmento de decoração e lifestyle com a autoestima feminina. “Esses podem ser um caminho poderoso para as mulheres trabalharem a autoestima e a autoconfiança, pois oferecem a oportunidade de expressão criativa, empoderamento pessoal e realização através da criação de espaços que reflitam sua identidade e estilo de vida”, conta.
Por fim, Mércia deixa seu conselho para as mulheres que estão no início dessa jornada. “Para uma mulher que está no início dessa jornada em setores predominantemente masculinos, meu conselho seria: mantenha-se fiel a si mesma, confie em suas habilidades e conhecimentos, busque mentores e redes de apoio, esteja aberta a aprender e crescer constantemente, e não tenha medo de se posicionar e fazer valer sua voz e contribuição únicas”, enfatiza.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.